quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aula dia 03-08-2010 - ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO II

ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO II


AULA 1

Nessa aula veremos como foI desenvolvida a pesquisa em Comunicação Social por meios de algumas teorias e estudos que solidificaram o campo da comunicação de massa.

São destes estudos e pesquisas sobre o processo de comunicação (que aconteceram e acontecem em várias partes do mundo e, às vezes até ao mesmo tempo), que surgem os modelos teóricos. Ou seja, a teoria da comunicação visa apresentar o estudo de diversas correntes de pensamento e pesquisas que aconteceram ao longo dos anos, muitas vezes dentro de universidades e, que por isso, receberam o nome de escolas: de Frankfurt, de Berlin, de Chicago, etc.

Portanto, o estudo destas diversas correntes de pensamento e pesquisa, o chamado estudo das teorias da comunicação procura entender as formas de recortar e interpretar a realidade, tanto por parte do emissor, dos meios e das mensagens quanto por parte do receptor, do contexto e das referências nas quais todos estes elementos do processo de comunicação estão inseridos

EMENTA = RESUMO


• O campo científico da comunicação. Processos de comunicação e seu inter- relacionamento. As diversas correntes teóricas e as transformações históricas. Indústria cultural. Comunicação massiva e segmentada. Comunicação contemporânea.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


O campo científico da comunicação.
- Evolução da pesquisa sobre as comunicações de massa

Processos de comunicação e seu inter-relacionamento
- Contextos e paradigmas na pesquisa sobre os meios de comunicação de massa

As diversas correntes teóricas e as transformações históricas.
- Panorama das teorias americanas. Teoria hipodérmica. Abordagem empírico-experimental. Abordagem
empírica de campo.
- A corrente funcionalista e suas aplicações práticas.

Indústria Cultural.
- Escola de Frankfurt e o surgimento da teoria crítica. Contextualização da teoria critica.
- Conceito de Industria cultural. Reinterpretação das críticas de Adorno à industria cultural.

Comunicação Massiva e segmentada.
- Paradigma culturológico. Análises de significações da comunicação massiva
- O modelo teórico dos estudos culturais e os estudos sobre o receptor.
- Aplicações do modelo teórico dos estudos culturais na América latina
- Modelo da teoria da informação. Moxelo semiótico-informativo, modelo semiótico textual.

Comunicação contemporânea.
Novas tendências da pesquisa: meios de comunicação de massa e construção da realidade.
- Hipótese da agenda setting
- Newsmaking
- Paradigma midialógico. O meio como mensagem.
- Pós modernidade e meios de Comunicação. Novos modelos teóricos: a virtualização

LIVRO TEXTO


• WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação de massa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

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