Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda/ Jornalismo/ Relações Públicas/
2ª Série
Estudos de Comunicação de Massa
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
- Favorecer a aprendizagem.
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORA:
Célia Maria Cassiano – Faculdade Anhanguera de Jundiai
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.
- Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes a publicidade e propaganda.
- Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional, que influem no ambiente empresarial.
- Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes.
DESAFIO
A equipe deverá entender os processos de comunicação da sociedade globalizada e assimilar vários conceitos básicos que irão ajudar a entender outras disciplinas do curso e também facilitar a entrada no mercado de trabalho, na área de comunicação.
O desafio é que a equipe produza uma entrevista com um teórico da comunicação de massa. O conjunto das entrevistas de todas as equipes da classe deverá ser apresentado em sala de aula ou no anfiteatro da Faculdade. A apresentação do trabalho deve simular um programa de auditório no estilo talk show, que é um formato inicialmente de Rádio e depois adotado pela Televisão caracterizado pela conversa informal ou bate-papo, e geralmente com platéia. Como exemplo pode ser citado o programa do Jô.
Na entrevista produzida pela equipe, o teórico da comunicação será questionado sobre a teoria que elaborou, a maneira como chegou a determinada abordagem, a relação entre a teoria e o contexto social, etc. Para a apresentação deverá ser produzido um ambiente confortável, com um sofá, um aparador, uma poltrona, alguns objetos de decoração, etc.
Sugere-se que seja gravado em áudio e vídeo.
A importância do desafio é que o aluno irá aprender, usando uma linguagem lúdica, as diversas correntes teóricas da comunicação de massa e as transformações históricas que ocorreram com o pensamento científico nessa área.
ETAPA № 1
- Aula-tema: (1) O campo científico da comunicação. Evolução da pesquisa sobre as comunicações de massa. (2) Contextos e paradigmas na pesquisa sobre os meios de comunicação de massa
Esta atividade é importante para que você tenha contato com o contexto histórico, social, político e econômico que criou as condições para as primeiras reflexões sobre a comunicação de massa nos Estados Unidos da América.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 – Escolha sua equipe de trabalho e entregue ao professor da disciplina o nome completo, RA e e-mail de todos os componentes.
Passo 2 – Cada equipe terá um teórico da comunicação que será objeto da sua pesquisa.
Os teóricos sugeridos são:
- Armand Mattelart
- Bernard Berelson
- Carl Rovland
- CharlesWright Mills
- Claude Shannon
- Clóvis Barros Filho
- Donald Shaw
- Edgar Morin
- Elisabeth Noelle-Newman
- Elihu Katz
- Gladys Engel
- Harold Lasswell
- Hauzel Gaudet
- Herta Herzog
- Herbert Marcuse
- Jean Baudrillard
- Jurgen Habermas
- Kurt Lewin
- Max Horkheimer
- Marshall Mc Luhhan
- Maxwell McCombs
- Paul F. Lazarsfeld
- Robert K. Merton
- Roland Barthes
- Stuart Hall
- Theodor Adorno
- Umberto Eco
a) O ideal é que o professor da disciplina selecione, dentre os teóricos apresentados, aqueles que considerar mais adequados, e organize um sorteio para que representantes de todas as escolas sejam estudados e apresentados em ordem cronológica.
Passo 3 – Inicie a pesquisa exploratória, ou seja busque as primeiras informações sobre o teórico e o período a ser trabalhado. Analise a biografia do autor, que é a história de vida e verifique onde nasceu e viveu, qual a principal atividade, quais os principais colegas de trabalhos, procure encontrar alguns fatos interessantes. A sugestão para esse primeiro contato, é que você e sua equipe pesquisem em sites da internet.
Passo 4 – Elabore um relatório com as informações desta etapa e entregue ao professor obedecendo a seguinte estrutura:
a)- Papel A4, fonte 12 times new roman, espaço 1½)
b) Cabeçalho:
Nome da Faculdade
Nome do curso e da habilitação
Nome da disciplina
Nome do professor
Nome completo dos integrantes do grupo em ordem alfabética, e R.A.
c) Conteúdo:
Desafio: Talk show – Teóricos da Comunicação
Etapa 1: Identificação do autor. Biografia
d) Referências
ETAPA № 2
- Aulas-tema: (3) Panorama das teorias americanas. (4) Corrente Funcionalista. (5) Escola de Frankfurt. (7) Estudos Culturais. (11) Modelos Semióticos.
Esta atividade é importante para que você comece a compreender como as primeiras pesquisas empíricas geraram as primeiras teorias da comunicação. Você perceberá que as teorias não são idéias ou conceitos abstratos produzidos pelos estudiosos. Elas são decorrentes de pesquisas práticas, de fatos que eram observados na sociedade, no comportamento das pessoas e suas relações com os primeiros meios de comunicação de massa. Você começará a perceber que existem diferentes teorias porque elas foram
produzidas em épocas diversas e a situação econômica e política de cada época, bem como o comportamento das pessoas muda.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 – Faça uma pesquisa mais aprofundada sobre a produção teórica do autor que é o objeto do seu trabalho, nos livros disponíveis na Biblioteca da sua faculdade. Você perceberá que o autor provavelmente fez várias pesquisas e depois analisou os resultados destas pesquisas para produzir a sua teoria ou as suas hipóteses.
Sugestão de roteiro para o desenvolvimento do passo 1:
- Período em que surge a teoria: ano, década.
- Explicar quais os fatos históricos, sociais, econômicos e culturais marcantes dessa época.
- Explicar como o teórico começou suas reflexões sobre comunicação de massa, quais pesquisas ele realizou.
- Após suas pesquisas, o que o teórico concluiu? Como ele elaborou a teoria, a abordagem ou a hipótese que você estuda hoje?
- Discuta com seu grupo porque aquela teoria foi gerada naquele momento, naquele país e não em outro. O teórico poderia ter pensado diferente e ter construído outro caminho que levasse à uma teoria bem diferente?
Para você fazer essas reflexões são indicados os livros abaixo, mas você deve buscar outras obras, para enriquecer o seu trabalho.
DEFLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de massa. 1ª ed. Rio das Ostras: Zahar, 1993.
HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 2ª ed. Petrópolis: VOZES, 2007.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2000.
MOLES, Abraham Antoine. Teoria da Cultura de Massa. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação de Massa. 4ª ed. São Paulo: WMF MARTINS FONTES, 2009.
Passo 2 – Elabore um relatório com as informações desta etapa e entregue ao professor obedecendo a seguinte estrutura:
a)- Papel A4, fonte 12 times new roman, espaço 1½)
b) Cabeçalho:
Nome da Faculdade
Nome do curso e da habilitação
Nome da disciplina
Nome do professor
Nome completo dos integrantes do grupo em ordem alfabética, e R.A.
c) Conteúdo:
Desafio: Talk show – Teóricos da Comunicação
Etapa 2: Estudo sobre o teórico
I- Contexto em que surgiu a teoria (escrever qual é o ano, a época, fatos históricos, sociais, econômicos e culturais marcantes dessa época)
II- Características da teoria (explicar com suas palavras como ela foi produzida)
III- Reflexões da equipe sobre a teoria e o teórico
d) Referências
ETAPA № 3
- Aulas-tema: (12 e 13) Novas tendências da pesquisa: meios de comunicação de massa e construção da realidade. (14) O meio como mensagem.
Esta atividade é importante em dois aspectos: para você conhecer e fazer uma discussão sobre o gênero ou formato talk show e também produzir um checklist, que é uma lista com todas os itens necessários para a realização de uma tarefa e que devem ser conferidos, visando um bom resultado. A etapa deve ser muito bem organizada, pois fornecerá elementos que ajudarão na apresentação da entrevista com o teórico da comunicação.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 – A sua equipe vai se organizar em três grupos menores e cada grupo deve ler um artigo científico que discute o que é talk show, as origens desse formato de programa e seus desdobramentos na atualidade.
Os três artigos científicos que devem ser lidos são:
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: entre gêneros/formatos e produtos. Trabalho apresentado no Núcleo de Semiótica da Comunicação, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/index_trabalhos_apresentados.htm.
Acesso em 30 de junho de 2010. GONZAGA, Camila Cristina Santos. Isso é jornalismo, “uai”? Uma análise da informalidade no jornalismo do “Conversa de Redação”. Revista Eletrônica Sonora, Instituto de Artes/Unicamp, vol. 3, nº 5, 2010. Disponível em:
<http://www.sonora.iar.unicamp.br/index.php/sonora1/article/viewArticle/47>. Acesso em 30 de junho de 2010 SILVA, Fernanda Mauricio. Talk show: um gênero televisivo entre o jornalismo e o entretenimento. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/E-compós, vol. 12, nº 1, 2009. Disponível em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewArticle/289>. Acesso em 30 de junho de 2010.
Passo 2 – Discuta com o seu grupo e elabore um pequeno texto com as principais informações retiradas dos artigos lidos. A partir das informações dos artigos lidos, esboce com o seu grupo um plano inicial para a apresentação da entrevista com o teórico, pois será no formato de programa de auditório. Não é necessário entregar esse texto para o professor.
Passo 3 – Atividade da sala toda. Organize um debate com todas as equipes da sua classe. Sugere-se que seja feito com a orientação do professor da disciplina. Após o debate, você e seus colegas, junto com o professor da disciplina devem dimensionar a apresentação do trabalho e decidir se será apresentado na sala de aula, no auditório da Faculdade ou em outro espaço. Nesse momento pode ser decidido se terá uma empresa ou produto que será o patrocinador fictício.
Passo 4 – Atividade da sala toda. Nesse momento deve ser elaborada uma lista de materiais e de tarefas necessários para a apresentação do trabalho. Essa lista servirá de orientação, para que nenhum detalhe seja esquecido. A lista pode ser registrada na lousa e copiada em papel, para que todos tenham as informações. Para esse planejamento, sugere-se que os móveis e objetos mais pesados sejam os mesmos usados por todas as equipes. Todos esses objetos devem estar no local da apresentação no dia anterior, para evitar atrasos.Deve ser planejado também como será a documentação do trabalho: foto, áudio, vídeo.
ETAPA № 4
- Aula-tema: (14) O meio como mensagem.
Nessa etapa você construirá o roteiro da entrevista no programa talk show. Esta atividade é importante para que você aplique na prática os conceitos e as teorias estudadas na sala de aula e pesquisadas por você e sua equipe.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 – Discuta com o seu grupo os papéis que serão desempenhados por cada um. Para a apresentação do talk show é importante ter o entrevistador, o entrevistado, outra pessoa que pode ser um convidado do entrevistado, etc. Planeje a entrevista para 10 minutos e redija o roteiro.
Passo 2 – Elabore um texto com as informações desta etapa e entregue ao professor obedecendo a seguinte estrutura:
a)- Papel A4, fonte 12 times new roman, espaço 1½)
b) Cabeçalho:
Nome da Faculdade
Nome do curso e da habilitação
Nome da disciplina
Nome do professor
Nome completo dos integrantes do grupo em ordem alfabética, e R.A.
c) Conteúdo:
Desafio: Talk show – Teóricos da Comunicação
Etapa 3: Entrevista com o teórico
I- Definição dos personagens. Pessoas envolvidas e suas funções
II- Roteiro com os diálogos
III- Lista de materiais utilizados para a produção (roupas de época, perucas, almofadas, tapetes, objetos de decoração, etc.)
IV- Custos
V- Patrocinador (se houver)
d) Referências
ETAPA № 5
- Aula-tema: Apresentação do trabalho
Esta atividade é importante para que você aprenda a organizar a apresentação do trabalho, estabelecer as regras, cumprir as normas e comunicar-se sem ruído com os colegas.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 – Faça uma conferencia da lista de todos os objetos, roupas e complementos que a sua equipe irá utilizar na cena, uma semana antes da apresentação.
Passo 2 – Organize um ensaio da apresentação com uma semana de antecedência. Ensaie a apresentação e marque o tempo. Não deixe para se preparar na véspera para não comprometer todo o trabalho e o esforço. Com certeza será ótima apresentação!
Passo 3 – Apresentação do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário